segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Perturbações Mentais, porquê?

Albert Einstein
Não sei...

Não tive muito tempo para refletir sobre o nome do blog. O mais urgente era começar.
Pensei em algo como ciclo, pois pretendo escrever sobre o ciclo de cinema e sobre motociclismo que são dois assuntos que me interessam, mas ciclo não está disponível em blogspot.

Daí pesquisei sobre a palavra ciclo (2 minutos no google!) e cheguei a ciclotimica, a palavra é interessante e o significado "forma mais suave da doença maníaco-depressiva" levou-me a "perturbações mentais", bom daí para definir o nome...

Refletindo um pouco mais esta é uma questão contemporânea, atualmente é comum rotularmos tudo (como se fosse necessário e premente todos terem sua "bula") e rotularmo-nos também. Fulano de tal é esquizofrênico, fulaninha é "maníaca de alguma coisa" e outros, são bipolares claro!

A web facilitou o acesso às informações, então é rápido e cômodo diagnosticar alguém. Não preciso ser um doutor, posso ser um técnico em edificações com acesso à internet, basta achar que sei. Ledo engano! Nesta velocidade em que acontecem as trocas de informações, devemos cuidar para que nossas conclusões também não sejam tão rápidas.

Já tive também minha cota de decisões precipitadas e sei que ainda terei mais algumas, embora já tenha percebido que tenho menos tempo para viver do que já vivi até agora,  conforme o texto  "O Tempo Que Foge" de Ricardo Gondim (genial!) que foi injustamente atribuído a Mário de Andrade e Rubem Alves, (talvez mais uma ação precipitada que se alastra muito rapidamente pela rede).

Cena de "Um Estranho no Ninho"
Aliás, há neste texto um parágrafo que reforça o que escrevo no momento: "Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: ‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa!…"

Tenho consciência que há momentos que as decisões tomadas em velocidade são fundamentais, porém temos hora para fast foods e, afirmo, mais horas para slow food (associação criada por Carlo Petrini em 1986 para promover a cultura da comida e do vinho, nome claramente inspirado num movimento contrário à padronização e produção seriada de refeições).

Por fim, tenho alguns pontos para destacar nesta primeira postagem do blog:
  • o nome veio de uma visão crítica: "sou bi-polar, maníaco-depressivo", entre outros rótulos que nos atribuem no dia a dia;
  • não acredito em rótulos, são momentâneos, a cada instante podemos adotar algum;
  • perturbações mentais estão em nosso dia a dia, não só do ponto de vista médico, em certo grau precisamos delas. Cabe-nos dosar, tanto o remédio como a doença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário