terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ciclo de Cinema

Cena de "Cinema Paradiso"
Gosto de cinema, de assistir um filme, descobrir como há vários modos de contar uma história.

Há alguns anos uma amiga contou-me sobre uma cinelogia da qual participara, naquele momento minha compreensão foi de um encontro para assisitr e conversar sobre um filme. Pesquisei e pude constatar que o termo veio da ontopsicologia, segue um trecho do site:

"Análise das dinâmicas emotivas ativadas no expectador a partir da impressão ou contato com as imagens que escorrem durante a projeção de um filme. A cinelogia baseia-se exatamente na reação dos processos emotivos do expectador diante das imagens projetadas...

... para incentivar e testar nos expectadores a capacidade crítica acerca da existência individual, através da análise da existência dos protagonistas do filme, ou seja, compreender se a existência dos protagonistas é estruturada de modo vencedor e funcional ou de modo perdedor (e por que) em referência exclusiva ao sucesso social, econômico, político e existencial."

Era interessante, "pero no mucho" (pelo menos para meus propósitos), além disso estes encontros eram promovidos por uma assessoria em desenvolvimento de rh que trata do assunto profissionalmente. Não era esse o formato do Ciclo de Cinema que imaginava.

Por indicação de uma amiga soube que a SBPA promove um Ciclo de Cinema por semestre, cuja programação prevê a discussão de um filme na última segunda-feira de cada mês num total de 4 filmes (este mês será Labirinto do Fauno). Em cada encontro há alguém que dirige o debate apresentando trechos do filme. Participei de alguns encontros que são riquíssimos na elaboração de questionamentos e compreensão dos personagens e direção dos filmes. Porém, para que houvesse tempo para o debate (o encontro dura 2h) são passados apenas trechos do filme.

Concluí que o melhor ciclo de cinema, no meu caso, seria aquele em que pudesse passar o filme todo e, depois, debater sobre ele. Fui pensando seriamente em organizar um encontro desses com meus amigos.

De lá para cá passaram-se 3 anos... o tempo esvai-se e não percebemos como o cotidiano pode nos transformar em "bois no pasto", se não tomarmos cuidado passaremos o dia comendo grama e regurgitando.

Surgiu a oportunidade de retomar a idéia este ano quando fui conhecer o novo endereço da GarageCode, oficina multimarcas especializada em customização de motos. Quando cheguei à oficina os clientes estavam sentados de frente a um telão assistindo Hell Ride, filme de Larry Bishop com produção do Tarantino. Local perfeito! Bar, mesa de sinuca, telão e de quebra também é oficina de motos!

A Vivi e o Cláudio, proprietários da GarageCode, foram extremamente receptivos à idéia do ciclo de cinema, a partir deste ponto bastou conseguir juntar mais interessados em partilhar a idéia. O resto é história.

2 comentários:

  1. Bacana, Alex... não vejo a hora de ter as noites de segunda livres para poder participar! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Agradeço o comentário! Aguardo você por lá assim que terminarem as aulas da pós.

    Você teria muito a contribuir nestes encontros.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir